sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Mais sobre pirataria

O economista Koleman Strumpf, da University of North Carolina, traz alguns exemplos divertidos de propagandas anti-pirataria utilizadas pela indústria de entretenimento no passado, como reação a novas tecnologias que iam aparecendo. Veja aqui.

O interessante é a propaganda contra as cópias caseiras de fitas cassetes as quais, da mesma forma que a Internet hoje, estariam "matando a música". Divertido também é o vídeo entitulado "Don't copy that floppy", produzido pela indústria contra as cópias de games (na década de 80 acredito), feitas utilizando os antigos disquetes (floppy disks). Em um ponto, a letra da música diz "este é o fim da era do computador", implicando que as cópias domésticas de jogos eletrônicos por disquetes destruiriam a indústria.

O vídeo "Don't copy that floppy" da página de Strumpf tem uma qualidade muito ruim. Uma versão melhor pode ser encontrada aqui.

2 comentários:

  1. Muito bem colocado, Mauro. Me lembro de ter lido (agora não sei onde) uma entrevista com um cantor famoso, onde ele dizia que as bandas teriam que mudar um pouco o foco de suas ações, pois, a partir da difusão do compartilhamento de músicas na internet, a principal fonte de receita deles seria com os shows e que, justamente como colocado, a internet proporciona um ótimo meio de divulgação do trabalho.

    Concordo com esse ponto, pois quem quiser progredir com grandes lucros precisará inovar, o que não é nada diferente do que aconteceu com inúmeros outros setores da economia... Apesar de que é interessante o fato de não conseguirem provar que a internet reduziu as vendas de CDs, portanto, a quem dói os queridos P2Ps???

    Ah, parabéns pelo Blog!

    Abs;
    Tiago

    ResponderExcluir
  2. Tiago,

    Bom ponto. Na verdade, bem relacionado com o argumento de bandas como o Pink Floyd, contra as restrições sobre downloads pelas bandas que se opõem às restrições sobre downloads: as pessoas vão encontrar maneiras criativas de driblar as restrições. Então o melhor para a indústria de entretenimento é achar maneiras criativas de fazer dinheiro.

    ResponderExcluir